segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Refinando o conceito de Mídias Sociais

Um dos objetivos desse blog é chegar a um conceito de Mídia Social que seja muito próximo da "realidade", seja o que for lá no fundo essa tal de "realidade". Nesse sentido, o meu amigo João Ranhel, um pesquisador inquieto e que muito me motiva a pensar de modo mais estruturado, entrou no blog e me mandou um e-mail sugerindo mudanças.
O conceito de Mídias Socias que estou estruturando está em aberto. Contribuindo para o seu refinamento, João Ranhel, que "mete a colher onde não é chamado", como ele mesmo se define, sugeriu trocar Comunicação Mediada por Computador (CMC) por Processadores Digitais, pois "celulares, consoles de jogos, enfim, qualquer coisa que realiza processamento de dados, possui um processador digital; mas não lembram computadores". Certo Ranhel, mas prefiro, então, Máquinas Computacionais, porque além do processador há sempre, em todos esses dispositivos, uma arquitetura John Von Neumman (processador, memória e unidade de armazenamento).
Outra sugestão do Ranhel foi melhorar o texto:" tem que ter algo nele que diferencie Midia Social do lugar comum... porque, faça o seguinte: substitua Midia Social por Internet e leia sua frase! Se o que sua frase está definindo serve para Internet, ela não está mostrando nada de novo - ela está descrevendo algo que já existe para o grande público."
Fiz o que ele mencionou, porém, substitui o termo Mídias Sociais por Web, que é mais adequado do que Internet, pois é a parte user-friendly da rede. Hummm quase serviu. Pois a Mídia Social é estruturada pela Web, portanto esse pertencimento faz com que ela seja composta das características que estruturam a Web. Mas conceito tem essas características agregadas de forma a produzir um conteúdo mídiático participativo de relevância social. Entretanto, se diferencia de Redes sociais ou Comunidades virtuais, apesar de poder estar contida nelas.
Refinei o conceito a partir das observações do Ranhel. Obrigado, amigo.

Nenhum comentário: