quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Timespeople é forma de mídia social utilizada pelo NY Times

Quando dirigia A Tribuna Digital, lá no final dos anos 90, senti a força do NY Times Digital. Um usuário do nosso portal reclamava dos serviços prestados. " Vocês não tem isso, não tem aquilo, não fazem isso etc etc etc". Ele tinha toda razão. Mas, ele queria alguns serviços prestados pelo NY Times Digital. Pura covardia. A gente estava no início da internet no Brasil, equipe pequena, tecnologia frágil e falta de estrutura.

Evoluindo sempre, o NY Times Digital experimenta os ares da mídia social, em 2008. Com um banco de dados totalmente digitalizado desde 1851, esse império de contéudo criou uma feature: Timespeople.

Permitindo o cadastro free, o portal utiliza o usuário como indicador/propagador dos seus conteúdos. O usuário pode recomendar algum conteúdo para outros usuários cadastrados que ele adicinou ao seu perfil. Ele se torna, o que denominei, um 'spotligth'. Através dele, outros usuários podem ver a lista de recomendação e acessar os conteúdos que eles, talvez, não teriam interesse, mas acessam porque foi recomendado por alguém com quem têm um certa identificação. O NY Times Digital, de modo eficiente, fornece mais "portas de acesso" ao seu vasto arquivo. Deverá aumentar a sua audiência, a permanencia no portal e conseguir melhor fidelização.

Além dessa possibilidade, o Timespeople permite seguir alguns usuários e as suas recomendações. Como não tinha ninguém conhecido do meu círculo de amigos, resolvi seguir Barak Obama. As informações do perfil, recomendações de conteúdo, adiconar usuários etc, podem ser realizados através de uma pequena barra que fica acima do conteúdo do portal.

Apenas uma pergunta: quero saber que portal no Brasil tem este sistema? Me vinguei.

Nenhum comentário: