quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Programa da Disciplina - 2.o Semestre de 2009

Mídias Sociais: a cooperação humana e as tecnologias digitais conectadas

Ementa
Bases teóricas sobre a cooperação humana. Interação Homem-Máquina através da Comunicação Mediada por Computador (interatividade). Evolução dos conceitos comunidades virtuais, redes sociais e mídias sociais. Os primórdios e fatores estruturantes das comunidades virtuais. Inovações tecnológicas dos formatos das redes sociais e mídias sociais. Utilização da redes sociais para a criação, compartilhamento, comentário, avaliação, classificação, recomendação e disseminação de conteúdos digitais de relevância social de forma descentralizada, colaborativa e autônoma tecnologicamente. Gatekeeper online nos sistemas computacionais de recomendação, de avaliação, de reputação e métricas de audiência. Gradientes de participação do usuário. Novas habilidades e funções profissionais. Relação entre as mídias sociais e a mídia tradicional (descentralização informativa).

Objetivos
Debater com o pesquisador em comunicação as teorias, os conceitos e os experimentos que permitem a compreensão multidisciplinar da cooperação humana e das tecnologias de comunicação na construção de um ambiente participativo conectado através de sistemas de computadorizados.

Metodologia de ensino:
* Aula expositivas
* Apresentação de vídeos, programas (softwares) e filmes
* Palestras com convidados
* Discussão em classe
* Apresentação pelos alunos de análises e seminários

A avaliação do aluno se dará pela:
* Produção de três análises sobre o conteúdo ministrado em aula. Esse ensaio acadêmico deverá conter novas informações e novas referências. Cada um valerá 1,0 ponto na média final.
Datas: 2 e 23 de outubro, 27 de novembro

* Apresentação de um seminário individual, valendo 2,0 pontos.
Datas: 27 de novembro, 11 e 12 de dezembro
Tema: Escolhido pelo aluno para realização do paper

* Elaboração de um paper (formatado para a revista CoMTempo), cujo o tema da pesquisa deve versar sobre as mídias sociais conectadas e sistemas de participação do usuário na produção de conteúdo, valendo 7,0 pontos.
Data final de entrega: 18 dezembro (em cópia papel e digital)


Cronograma de aulas


Aula I
21 de agosto
Apresentação da disciplina


Aula II
28 de agosto
Pensamento e estrutura computacional
O computador e o cérebro
John Von Neumann

How Computational Thinking is Changing Journalism & What's Next
Kim Pearson

Computational Thinking
Jeannette M. Wing

Evolução da Interação Humano-Computador
Software takes command
Lev Manovich
Capítulo 1. Alan Kay’s Universal Media Machine -p 30 - 40

Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship

Danah m. boyd
Nicole B. Ellison


Aula III

4 de setembro
Redes e suas topologias
Uma introdução às redes sociais
Augusto de Franco


O poder nas redes sociais
Augusto de Franco



Aula IV
11 de setembro
Teorias sobre a Cooperação Humana
Culture, evolution and the puzzle of human cooperation
Luca Tummolini, Cristiano Castelfranchi, Joseph Henrich e Natalie Henrich

O Princípio de Inconexão
Geert Lovink


Aula V
2 de outubro
Cooperação Humana nas Redes
Understanding knowledge sharing in virtual communities: An integration of social capital and social cognitive theories
Chao-Min Chiu, Meng-Hsiang Hsu, Eric T.G. Wang c

Bounded in Cyberspace:An Empirical Model of Self-Regulation in Virtual Communities

Social Computing: Study on the Use and Impacts of Collaborative Content (pp 5 - 30)

Civic News Networks: Collaboration vs. Competition (video fora do ar)

The Wikification of Knowledge


Virtual Community Success: a Uses and Gratifications Perspective
Sunanda Sangwan

A Simulation for Designing Online Community:
Member Motivation, Contribution, and Discussion Moderation
Yuqing Ren e Robert E. Kraut

Tarefa: Entrega de texto analítico sobre as aulas II, III e IV


Aula VI
9 de outubro
Netweaving

Para fazer Netweaving
Augusto de Franco (2008)

A System Dynamics Approach to Study Virtual Communities
Yan Mao, Julita Vassileva e Winfried Grassmann



Aula VII
23 de outubro
Relevância da Informação
Relevance : communication and cognition. by Dan Sperber; Deirdre Wilson. 2nd ed. Oxford; Cambridge, MA: Blackwell Publishers, 2001.

Relevance: A Review of the Literature and a Framework
for Thinking on the Notion in Information Science.
Part II: Nature and Manifestations of Relevance

Tefko Saracevic

Relevance: A Review of the Literature and a Framework
for Thinking on the Notion in Information Science.
Part III: Behavior and Effects of Relevance

Tefko Saracevic

Video
Dr. Saracevic to speak on “Relevance in information science” at Annual Lazerow Memorial Lecture



Aula VIII
30 de outubro
Reputação nas Redes
Reputation in Artificial Societies:Social Beliefs for Social Order
Series: Multiagent Systems, Artificial Societies, and Simulated Organizations , Vol. 6
Conte, Rosaria, Paolucci, Mario, 2002.

Um Estudo sobre Reputação baseado no Grau de Concordância entre os Membros de Comunidades de Prática
Claudia C. P. Cruz, Claudia L. R. Motta, Flavia Maria Santoro, Marcos Elia

Tarefa: Entrega de texto analítico sobre as aulas V, VI e VII


Aula IX
31 de outubro
Redes como Mídia
Wielding new media in Web 2.0: exploring the history of engagement with the collaborative construction of media products
Teresa M. Harrison and Brea Barthel

Communities and Media – Towards a Reconstruction of Communities on Media
Ulrike Lechner, Beat F. Schmid


Aula X

31 de outubro
Sistemas baseados em Bancos de Dados (participação, avaliação e agregação)
Mining Social Networks for Clues

User Participation in Social Media: Digg Study

Aggregators - Selecting and Sharing Content

Social Information Processing in News Aggregation
Kristina Lerman

Social Networks and Social Information Filtering on Digg
Kristina Lerman

User Participation in Social Media: Digg Study
Kristina Lerman

Preparing for an Age of Participatory News
Mark Deuze


Aula XI
06 de novembro
Análises e Experimentos de Mídia Social Conectada

Forums for citizen journalists? Adoption of user generated content initiatives by online news media, 2008
Neil Thurman

New Media Makers
A Toolkit for Innovation in Community Media and Grant Making

HuffPost

How Spot.Us Works



Aula XII
13 de novembro
Apresentação de trabalhos

Tarefa: Entrega de texto analítico sobre as aulas VIII, IX, X, XI

Aula XIII
27 de novembro
Apresentação de trabalhos


Aula XIV
4 de dezembro
Apresentação de trabalhos


Aula XV

18 de dezembro
Avaliação da disciplina



Textos complementares
Media Richness or Media Naturalness? The Evolution of
Our Biological Communication Apparatus and Its Influence on Our Behavior Toward E-Communication Tools
Ned Kock

Recognition and Participation in a Virtual Community
Calvin M. L. Chan, Mamata Bhandar, Lih-Bin Oh e Hock-Chuan Chan

Sociology and, of and in Web 2.0: Some Initial Considerations
David Beer and Roger Burrows

Supporting Trust in Virtual Communities
Alfarez Abdul-Rahman
Stephen Hailes

Endurance of Gatekeeping in an Evolving Newsroom

Users like you? Theorizing agency in user-generated content
José van Dijck

Virtual News: BBC News at a `Future Media and Technology' Crossroads
Peter Lee-Wright



Web-Based Experiments for the Study of Collective Social Dynamics in Cultural Markets
Matthew J. Salganik e Duncan J. Watts

2 comentários:

ligiagirao disse...

Sou professora de tv e midias digitais, cinema e narrativas digitais e gostaria de trocar ideias sobre tudo isso.

Walter Teixeira Lima Junior disse...

Olá Ligia

Pode me encontrar no digital@walterlima.jor.br