quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Jornalismo Distribuído?


Paul Bradshaw escreveu no seu blog um post intitulado "Networked Journalism: "More Passive?" Not Really". No texto, argumenta que o jornalista que trabalha com conteúdo conectado pode ser passivo, ou seja, o profissional dispara alertas, através do Twitter, por exemplo, convidando à comunidade a participar. Espera a reação do usuário, só depois disso ele se "movimenta". Mas isso só é a metade da história, segundo Paul Bradshaw, o jornalista conectado tem mais essa tarefa, além de produzir o conteúdo. Ele tem que engajar o usuário, provocando mais retorno e participação.
Portanto, Braddshaw acredita que o perfil do profissional está mudando: "It's moving from being a conduit to a stimulator".
No mesmo post, há um link interressante, que o autor cria um " model for the 21st century newsroom". Ele cria um conceito denominado Jornalismo Distribuído: "Distributed journalism means letting go of one asset - content - to build another: community. It means cultivating contacts, not just a contacts book. It means understanding communities, and sometimes being led by them. And it means creating tools and systems as often as creating stories."
Veja a parte 1
Veja a parte 2

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